Quem sou eu

sábado, 16 de julho de 2016

PRA COMEÇO DE CONVERSA / STARTING THE CONVERSATION

Hoje, faço 59 anos. Daqui a um ano, atravesso oficialmente a fronteira da chamada terceira idade.  Digo oficialmente, porque já faz alguns anos que venho refletindo sobre a passagem do tempo e sobre o que siginifica cruzar a ponte dos 60 anos. E venho me questionando sobre o que significa cruzar essa ponte, sabendo que, seguramente, não comemorarei o mesmo número de aniversários. Porém, há a possibilidade de eu viver e celebrar  outros trinta.

Sei, sei, sei, a gente nunca sabe quando o  nosso prazo de validade vai expirar;  mas considerando que a genética pesa e que eu ainda tenho pais vivos e sãos: minha mãe, com 92, e meu pai, com 98 anos – posso assumir que, em condições normais de temperatura e pressão, tenho boas possibilidades de viver mais trinta anos, certo?.

Considerando que sim. a pergunta que fica martelando na minha cabeça é: o que vou fazer da minha vida nas próximas três  décadas? O que quero ser quando crescer – e aqui ajustando a pergunta à idade atual – quando finalmente amadurecer?

OK! Reconheço que aos quase sessenta e sem me arrepender de nada do que fiz (ou deixei de fazer) até aqui, eu já deveria saber. A verdade é que sou feliz com tudo o que fiz e realizei . Afetivamente, tive a felicidade de encontrar o amor da minha vida aos 45 anos, de conservá-lo renovado até hoje e de estar certa de que é com ele que terminarei a vida – após um divórcio, algumas, muitas cabeçadas, uma viuvez e outras muitas cabeçadas, essa é uma certeza que tenho. Profissionalmente, tive boas oportunidades e construí uma carreira sólida na área de comunicação que me rendeu grandes experiências e amigos – um legado do qual muito me orgulho.

 Mas ainda assim, gostaria de experimentar alguma coisa nova. Abrir novas frentes de trabalho, me aventurar em atividades nas quais ainda não me testei. E acho que, se vivi apenas dois terços do tempo que me está designado, tenho o direito de querer experimentar uma  ‘novidade nova’ na  terça parte que ainda pode me restar. 

Se ao completar 30 anos, me lembro bem, eu me sentia, sim, saindo da adolescência – foi o insight daquele momento: a chamada maior idade não havia sido aos 21 – acho que faz sentido, aos quase sessenta,  eu  ainda me sentir amadurecendo, meio que concluindo um ciclo da idade adulta…  A diferença é que, aos trinta, eu estava cheia de certezas e, à medida que entrei e avancei nos ‘enta’, passei a ter mais perguntas do que respostas. E até hoje, confesso, ainda não aprendi a conviver bem com o fato de ter mais dúvidas do que certezas. Por mais que, racionalmente, saiba que é isso que nos abre possibilidades para aprender e crescer sempre.

E aqui estou eu constatando que tudo o que sei parece pouco para aquietar esses meus sobressaltos quase sexagenarios e me reconhecendo uma vez mais sobressaltada por não saber bem como aplacar essas aflições . Tenho tentado adotar o que muitos sábios professam: rir de mim mesmo, não me levar tão a sério e me divertir com essa espécie de pós-adolescência que me inquieta e me leva a desejar algo que não tenho ideia do que seja.

É a partir de tudo isso que nasce este blog – o 2 X Trinta.  Meio nebuloso em termos de propósito, sem qualquer pretensão de achar receitas de autoajuda, mas com muita vontade de trocar percepções e experiências sobre a passagem do tempo com pessoas de todas as idades.  O nome é inspirado na definição para o que é tornar-se sexagenária (o), dada por uma amiga da época de adolescência que reencontrei recentemente – salve Lys Gerty Feldmann!:  “completar 60 anos é como fazer trinta duas vezes.“

Será?

Esta quase sessentona que hoje se lança como blogueira espera ansiosa pelas respostas de vocês. 
.....................................................................................................................


Today I turn 59. In one year from now I will officially cross the boundaries of the sixties. I say officially, because it has been a while I have been thinking about getting older and questioning myself about what means to cross that bridge knowing I will not celebrate other 60 anniversaries, but may live other thirty years.

I know, I know we do not control our 'expiration date'. But considering the genetic factor -- I still having parents alive and healthy with 98 and 92 years old -- I think I can make the assumption that, in normal conditions of temperature and pressure, I have good possibilities of living additional thirty years, right?  The point is: what I gonna do of my life in the next three decades? What do I want to be when I grow up? Better saying, when I finally ripen?

OK! I recognize that being almost sixty and not having regrets regarding what I did (or did not) I should know already. The truth is I am happy with everything I  have achieved so far. I was lucky to meet the love of my life when I turned 45 and have been lucky to keep it renovated; I know I will end my days with him. This is something I am sure of, since my previous experience includes a divorce, some stumbles. a widowhood and other many stumbles. Professionally, I had good opportunities and built a solid career in corporate communications that brought me recognition and great friends. I am definitely proud of this legacy. Even though, I would like to try something new, to test myself in something I have not done before. I think: if I have lived only two thirds of the time that is assigned to me, I have the right to try a brand new experience in the last part I may have.

I also wonder: if I felt like finally leaving the adolescence behind when I turned 30, it makes sense to feel ripening when I am almost turning sixty. The big difference is, when I was thirty, I was quite sure of everything; now I have more questions than answers and have not learned to get along with that yet. Although I know this is what maintains the doors open to keep learning and growing.

So, here I am realizing everything I know is not enough to calm down my almost sexagenarian afflictions. I have been trying to practice some wise advices, such as, laugh of myself, not take me so seriously and have fun with this kind of 'post-adolescence' that makes me anxious, excited and wishing something that I have no idea of what it is.

And this is the starting point of this blog: 'Twice Thirty'. It is born not with a very clear purpose, without any objective of creating receipes, but wishing to share perceptions and experiences about getting old with people of any age. The name is inspired by a friend's definition on what it means to be sixty years old. Actually, a friend from my 'teen time' whom I recently met again -- Hi, Lys Gerty Feldman!: "turn 60 is similar to turn 30 twice", she said.

Maybe... What do you think?

Look forward to hearing your thoughts.


40 comentários:

  1. Verinha. Bem, é assim que sempre lhe chamei e penso que continuarei a fazê-lo. Parabéns pelo seu aniversário e pelo presente que nos concede em abrir este espaço para compartilhar experiências, expectativas, sonhos, inquietações... Você está chegando no 2 X 30. Eu estou no 2 x 31(não é mágico este jeito de revelar nossa idade? Sua amiga foi certeira e você em adotar aqui no blog). A arte de fazer perguntas tem sido nossa aliada na profissão. Agora, você segue nos levando a fazer perguntas para refletirmos sobre como viver com qualidade, produtivos e serenos depois dos 60. Estou muito feliz por você e por nós. Celebre e mantenha esta conquista. ������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dibbbah! Conto com você para fazer perguntas pertinentes e buscar as respostas possíveis :)

      Excluir
  2. Parabéns Verinha em duplicata: Pelo 2 x 30. E pelo quase 2 x 30. Você que nos presenteia hoje com este blog no dia do seu aniversário 🎁 🎂 😊 💐👋

    ResponderExcluir
  3. Que presente delicioso que você está nos dando!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Verinha,sucesoo com seu blog. Adorei!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Eliane. Já que gostou, me mantenha na sua lista de leituras; publicarei novos posts semanalmente. Se quiser sugerir temas que te pareçam interessantes, é só postar aqui.

      Excluir
  5. Não sei se 60 são 2x30. Só na matemática. Na vida? Fica tudo esquisito. Um novo terror hormonal. O corpo se transforma numa coisa esquisita, quer vc queira ou não. Enfim a opção é algo do que não escaparemos mas, por enquanto, vamos levando, né. Tentando achar alguma coisa boa em ficar velha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que lidar com todas essas emoções é um processo de aprendizado, Ju. A proposta do blog é justamente compartilhar e aprender com isso. Pensar que a alternativa a não envelhecer é pior pode ser um bom começo :) Refletir sobre começos possíveis também. Vamos manter a conversa e ver o que aprendemos juntas?

      Excluir
  6. Querida Verinha, Parabéns pelo seu BLOG, te desejo Parabéns pelo dia de hoje e Felicidades Eternas ... votos de sua secretária predileta :-)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelos quase sessenta e pelo blog! É estranho chegar a véspera de comemorar os 60 . A idade vem com o carimbo de "idoso" . No primeiro momento, tive a sensação que o prazo estava vencendo . Em seguida, me senti mais leve em relação aos compromissos da vida, apesar de trabalhar mais do que nunca. Já criei filha, fiz uma boa carreira profissional, muitos amigos e ainda tenho direito a pagar meia entrada nos cinemas, teatros, no Jardim Botânico e entrar na fila de prioridade por lei nos aviões.
    Que venham os sessentas, oitentas, noventas, quiçá o centenário.
    Mais um vez, parabéns! Bj Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, Concordo plenamente com você. O carimbo de 'idoso' e essa sensação de prazo de validade vencendo, quando a gente se sente cheia de energia e vontade para abraçar o novo, causam no mínimo estranhamento. Fico feliz em saber que você venceu essa etapa e está aproveitando a maturidade. Obrigada por compartilhar aqui.

      Excluir
    2. E que venham os 2x35, 2x40... Até o centenário

      Excluir
  8. Verinha querida, parabéns. Pelo aniversário, pelo blog, pela coragem da reflexão sobre a passagem do tempo, coisa que muita gente evita. Tem uma pergunta que circula por aí e que me parece expressar bem essa questão sobre o que fazer nos próximos 30: qual foi a última vez que você fez uma coisa pela primeira vez? O enunciado carrega essa expectativa de permanente renovação. Beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla Rodrigues, que não sei pq aparece como "Unknown"

      Excluir
    2. Carlotinha querida, obrigada por contribuir com a pergunta. Inevitavelmente, eu a formulei pra mim mesmo e me dei conta que foi ontem, quando publiquei esse blog. Mas isso me leva a outra questão: que outras 60 coisas posso fazer pela primeira vez até chegar aos sessenta anos? Cartas para a redação :)

      Excluir
  9. Gostei da ideia de fazer alguma coisa pela primeira vez.

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu blog.Parabens e sucesso .Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tania. Tomara que eu consiga mantê-lo interessante para te conservar como leitora :)

      Excluir
  11. Verinha, que idéia boa (prá variar). Tenho todas as dúvida que você tem. Vai ser ótimo compartilhar experiências e tnto mais. Parabéns, da sua amiga 2 X31 agora em Agosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nora querida, obrigada. Já que o blog faz sentido pra você, proponho que a gente comemore aqui os seus 2x31 em agosto. Convide os amigos e compartilhe com a gente as grandes emoções do dia. Tem direito até a cantar parabéns pra você virtualmente :)

      Excluir
  12. Oi Cyberzinha, que o seu blog seja uma plataforma nao so para reflexao e questionamentos sobre os 30 x 2, mas tambem para celebrar essa nova fase da vida. Eu vou entrar now 30 x 2 em outubro, e vou celebrar com tudo que tenho direito com minha familia em Montreal, em Vancouver, e virtualmente com todos meus amigos ao redor do planeta. Nao podemos mudar o fato de que estamos envelhecendo, mas podemos mudar nossa percepcao de como vivenciamos esse processo natural. Beijins e Carins nesse seu dia de "almost there..."

    ResponderExcluir
  13. Bera, no dia em que entrei nos 50, me deparei com seu texto delicioso e inspirador. O que vai ser daqui pra frente, ainda está nebuloso, mas que seja ao menos um pouco o resultado de nossas (boas) escolhas até agora. E ter garra é importante para tudo que faremos daqui pra frente. Boa sorte nos seus e nos nossos textos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte pra nós, Andrew. Tomara que o 2xTrinta possa ser um alimentador da garra a qual você se refere

      Excluir
  14. Vera!! Parabéns 2x pelo seu aniversário e pelo blog! Boa sorte e muitas felicidades por toda sua vida, desejo do fundo do meu coração que todos seus desejos sejam realizados, você merece muito! Minha mãe precisa saber do blog. Ela vai adorar!!! Bjssss Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, DaniBani. Já mandei o link pra sua mãe e pro seu pai. Espero que eles possam participar também :)

      Excluir
  15. Começando com o pé direito. E seus leitores aguardando os próximos! Beijos mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No dia 23/07 tem mais, Crisantima. Vai ser um por semana. Agradeço qualquer ajuda para selecionar temas :)

      Excluir
  16. Parabéns, Verinha, pelo blog! Acho legal a idéia de estar mais perto de você por aqui. Com relação à idade, sempre me preocupei com a velhice, e hoje, às vesperas de completar 62 , já entro na fila do idoso sem reagir...rs. NO entanto sinto que meu espírito está mais jovem do que antes. Tenho cuidado direitinho dele porque quero chegar aos 3 x 30 bem espertinha para podermos brindar com um espumante, rindo bastante e com muitas estórias para contar. beijosss

    ResponderExcluir
  17. Vera minha querida, me tornei seu fã com a nossa convivência este semestre. Aprendi muito contigo e me diverti com as nossas conversas e suas grandes sacadas. Adoro a fluidez de seus textos e agora com o blog fico na torcida para que a escritora bissexta se transforme na escritora tempo integral e além do blog venham romances, roteiros, novelas, enfim. Presença marcada semanalmente. beijos . Gustavo Trestini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gustavo, pelo carinho, pela atenção e pela leitura deste blog, que pretende ter um novo post a cada semana. Se eu conseguir mantêm-lo vivo durante um ano -- até eu completar os 60 -- já será uma vitória. Pra isso, conto com você, como leitor e possível fonte de ideias para abordar aqui. Beijo grande e obrigada mais uma vez

      Excluir
  18. 'O valioso tempo dos maduros’, Mário de Andrade

    “Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.
    Tenho muito mais passado do que futuro.

    Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas.
    As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo
    que faltam poucas, rói o caroço.

    Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
    Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados.
    Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

    Já não tenho tempo para conversas intermináveis,
    para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.

    Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.

    Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.
    As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos.

    Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa.

    Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, quero caminhar perto de coisas e pessoas de verdade.
    O essencial faz a vida valer a pena.
    E para mim, basta o essencial!"

    Mário de Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dionissima, que presente lindo você está nos dando com o resgate desse texto do Mario de Andrade! É isso aí: ... "o essencial faz a vida valer a pena". :)

      Excluir
  19. I found this blog enlightening and entertaining. Although many men won't admit it, we are concerned with the many changes that come with again as well. Since I turn "2 x Trinta" next year, I will follow your blog with great interest.

    ResponderExcluir
  20. Good to have you here Flashman. Look forward to receiving suggestions on topics to be addressed.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. By the way, I publish a new post every Saturday, just in case you want to check the brand new ones.

      Excluir