Quem sou eu

domingo, 9 de setembro de 2018

Sobre domingos


A pálida luz do amanhecer se insinua pelas frestas da veneziana. Rompe lentamente a penumbra do quarto, com a delicadeza dourada de um dia que promete ser ensolarado. Na cama, ao meu lado, meu marido ainda dorme profundamente. Ressona, quase ronca. Isso pode parecer pouco poético, eu sei; mas o amor exerce esse efeito transformador na forma como a gente enxerga o outro e, neste momento, o som do seu sono profundo aquece meu coração  No tapete ao lado, Onassis, nosso gato de estimação, ronrona e se alonga "Prrrrrrrrr, Prrrrrrr, Prrrrrrr!' Essa é a manifestação maior da felicidade felina. Ela faz o contraponto perfeito a essa sensação de plenitude que experimento na quietude dessa manhã.

Imagem Google
O domingo vai chegando, assim, em silêncio e preguiçoso. Lá fora, a rua está calada, sem o barulho usual dos carros e o movimento de pessoas indo e vindo. Um passarinho canta ao longe e outro parece responder daqui. Visto da janela, o bairro parece ainda estar dormindo. Um passeador de cães atravessa a calçada em vigília, puxado por doze patas que ele tenta controlar pelas coleiras. Os cachorros brincam entre si e quase o desnorteiam na sua alegria pueril. Um homem aparece no jardim do prédio em frente, para regar e podar canteiros. Não usa chapéu de palha, mas traz um grande regador e torneia os arbustos como se os esculpisse. Uma ciclista cruza a esquina e acena para alguém que não consigo enquadrar no meu ângulo de visão.  Pedala cadenciadamente, debruça-se sobre o guidão, enfrenta o vento que vem ao revés, enverga um capacete verde limão. O neon do capacete reflete o sol. O sol que vai colorindo, fachadas, calçadas, asfalto… Que vai desenhando sombreados, através das árvores -- essas rendas que brincam pelo chão. 

Se as rimas aqui acontecem por acidente e, reconheço: são pobres, esse silêncio recheado de pequenos ruídos me lembra muitos outros domingos. O das tardes desertas, na infância, quando meus pais se recolhiam para dormir a siesta e eu, filha única, sem ter com quem brincar, me refugiava nos livros. O das madrugadas adolescentes, em que voltando das baladas de sábado, entrava pé ante pé em casa e, por mais que não fizesse barulho, sempre encontrava meu pai acordado, para fazer a pergunta da qual eu queria escapar: "Isso são horas?!" O das manhãs cedinho na praia, quando a época de quarar ao sol já havia passado e eu caminhava no calçadão ouvindo gaivotas e respirando maresias.

Domingos. Impossível não lembrar dos versos: 'Hoje é domingo, pede cachimbo, cachimbo é de barro, que bate no jarro, o jarro é de ouro, que bate no touro, o touro é valente, bate na gente, a gente é fraco e cai no buraco, o buraco é fundo, acabou-se o mundo!'. Impossível não cantá-los, enquanto me afasto da janela e vou para a cozinha preparar o café. Um ritual de domingo que o gato acompanha, trançando volteios entre as minhas pernas. Ligo a torradeira, ponho água para ferver, pego a manteiga, a geléia, o requeijão. Vou arrumando a mesa, enquanto esquento o pão e passo o café -- assim mesmo, do jeito antigo, no coador de pano, que minha mãe me deu e cujo manejo me ensinou. "Para garantir o sabor, é preciso misturar o pó na água borbulhante, mexer, esperar levantar a fervura e coar imediatamente", ela dizia. E eu a reencontro, quando reproduzo esses mesmos gestos numa coreografia quase minimalista e sinto o cheiro do café inundar a cozinha. Com que lã se tece a saudade, mãe?  A lã do tempo que passou, eu mesma respondo.

O miado do gato me avisa que meu marido acordou. Ele aparece na cozinha, me dá um beijo, diz que o café está cheiroso e vai pegar os jornais na porta do apartamento.  Sim, somos daqueles que ainda lêem jornal em papel, demoradamente, saboreando o café da manhã. Somos daqueles que cultivam esses rituais analógicos. Rituais que para tantos já se perderam na velocidade digital, mas que nós repetimos e repetimos, com prazer, nessas manhãs silenciosas de domingo.  

19 comentários:

  1. Gostei...o tema é leve e agradável, costumesque se perde nas famílias!

    ResponderExcluir
  2. Amei e senti o cheiro do cafe
    Rituais e cenas descritos com amor pelas palavras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lucia! Que bom que o texto te fez sentir o cheiro do café :)

      Excluir
  3. Amei o texto. Me reportou pra um passado tão distante mas que aqueceu minha alma com tanta semelhança do que vivi um pouco.

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!! Tambem tenho um coador de pano que comprei na minha ultima visita a Maria em Queluz e que uso de vez em quando... :)

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto! Gostaria de tê-lo escrito! Gostaria de tê-lo vivido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Aposto que você viveu outras coisas boas, sobre as quais pode escrever. Ou compartilhar comigo, para que eu escreva :))) Juro que te dou o crédito pela história.

      Excluir
  6. Obrigada por me lembrar tudo que já vivi. Que delícia de domingo em família. Também senti o cheirinho do café. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Perfeito !
    Suas palavras onde descreve o momento em cada detalhe e com muito amor é lindo. Lendo me transportei para o lugar. Parabéns ! Sucesso !

    ResponderExcluir
  8. Amei amo seus textos ...todos lindos!

    ResponderExcluir
  9. A vida é assim, acontece nas miudezas dos dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clever, concordo com vc. São as pequenas coisas que dão sabor à vida. Obrigada por acompanhar o 2 X Trinta :).

      Excluir
  10. Sinceramente!!! Queria ser essa mulher q tem um marido roncando,se deliciando c todos os acontecimentos
    Sim gostei

    ResponderExcluir