Quem sou eu

sábado, 17 de dezembro de 2016

Pra não dizer que não falei de amigos / Talking about friends

O tempo e as circunstâncias podem até afastar os amigos, mas não acabam com as verdadeiras amizades.  A constatação de Jô Soares, ao reencontrar pessoas com quem compartilhou momentos importantes da sua vida, durante a temporada de despedida de seu programa de entrevistas, me levou a refletir sobre os alicerces que sustentam essa relação tão única.  Sobre a trama de sentimentos que a torna uma referência tão forte nas nossas existências, que não são poucas as pessoas que, como eu, definem os amigos  como sua família do coração. 
Uma família sem as obrigações protocolares, ou expectativas compensatórias que tantas vezes pontuam os relacionamentos de sangue. Uma família pautada pela empatia, pela indetidade emocional que transcende as diferenças e se abstém de julgamentos. Uma família que está sempre a postos, para o bem e para o mal; não importa se, ela bem que avisou e você deu com os burros n’água,  ou se você ascendeu à glória sem precisar dos seus conselhos ou do seu suporte.  Ela simplesmente está lá com você, pra você, por você.

Ao longo desses meu quase sessenta anos, tenho contado com uma família de  amigos generosos. Pessoas especiais que tem investido tempo e afeto no   compartilhamento de realizações, dores, amores, decepções. Pessoas que não tem economizado energia para rir junto, chorar junto, aprender junto, se surpreender junto, se indignar e esbravejar junto . Pessoas corajosas para me dizerem aquilo que muitas vezes não quero ouvir, e vice-versa. Pessoas que tem respeitado meus silêncios, quando nada tenho a dizer, e que retomam a conversa do ponto em que foi interrompida, não importa quanto tempo tenha durado o hiato –  ela soa sempre como se o ultimo diálogo houvesse acontecido ainda há pouco.

Não consigo deixar de me sentir privilegiada por contar com essas pessoas na minha vida.  Muitas conheço e acompanho (me acompanham) há  anos – uma só existência é pouco para relatar tudo o que já experimentamos junto.  Outras, nem tanto; compartilhamos apenas alguns capítulos das nossas histórias, mas isso não as torna menos importantes. Há ainda aquelas que acabei de conhecer e já tem presença relevante no meu álbum de família, uma vez que as amizades não se constróem pela matemática das horas, mas sim pela intensidade das trocas.

E é revisitando esse álbum, que reencontro as imagens que ilustram boa parte dessa minha narrativa. Estão lá, ainda em sépia,  os flagrantes das disputas de queimado, pique-bandeira e polícia e ladrão com os amigos de infância.  Assim como, em preto-e-branco, estão documentados, em registros solenes, todos os primeiros momentos memoráveis vividos em conjunto: o primeiro aniversário, o primeiro dia de aula, a primeira comunhão, a primeira festa de formatura…  Também lá estão os instantâneos das comemorações de uma copa do mundo que cantava 90 milhões em ação pra frente Brasil e de uma adolescência que dançava ‘Do you wanna dance’ nas festinhas vespertinas. Não faltam ainda as polaroids desbotadas de tantas férias passadas e curtidas na praia e as fotos posadas em cerimônias de graduação, casamentos e batizados.

Uma viagem no tempo e na emoção. Uma viagem que dá sentido ao tempo e à emoção. Principalmente porque possibilita revisitar o que não está documentado em fotografias, mas permanenceu gravado no intangível das recordações.  Na cumplicidade que dá forma às grandes amizades, à medida que a gente vai dividindo com o outro pequenas felicidades,  segredos incofessáveis,  planos delirantes,  sonhos, deslumbramentos,  espantos, medos – todas as nossas vulnerabilidades --, e descobre que não está sozinho, que o outro continua lá, de braços abertos, pronto pra te ouvir, pra te acolher, pra te apoiar.

E é a essência desse sentimento que quero celebrar hoje aqui. Obrigada a todos os meus amigos que, generosamente, tem me ouvido, acolhido, apoiado e, sobretudo, tem me ensinado a ouvir, acolher e apoiar. Vocês fizeram de mim uma pessoa menos solitária, menos egocêntrica. Uma pessoa melhor. Uma pessoa que podem considerar amiga.

……………………………………………………………………………….
Se você gostou deste post, por favor, o compartilhe com sua rede de relacionamentos, clicando em um dos botões que aparecem no rodapé da tradução em inglês abaixo. Se deseja, a partir de agora, receber notificações dos novos posts do blog no seu próprio email, preencha o requerimento no espaço-retângulo logo abaixo do meu perfil, na coluna à direita deste artigo.
……………………………………………………………………………….

Time and circumstances may eventually separate friends, but do not kill a true friendship. Jô Soares (*)’ insight, during his talk-show farewell season, made me think about what makes this relationship so unique that many people, including myself, define friends as their ‘heart family’.

A family, which does not have obligations and expectations that many times, permeates blood relationships. A family whose foundations are based on empathy and those are enough to overcome differences and judgments. A family which is always there for you, for the good and the bad, no matter if you failed, although they had warned you about risks, or if you succeeded regardless of their advice and support. They are simply there – with you, to you, for you.

Along my almost sixty years old, I have been counting on a generous family of friends. Special people who have invested time and affection to share accomplishments, pain, love, disappointments. People who have not saved energy to laugh, to cry, to learn, to be surprised, shocked and angry – all together. Brave people who have told me things that many times I did not want to hear, and vice-versa. People who respected my silent, when I had nothing to say, and were able to restart the conversation from the point it had stopped, no matter how long it took – it always happened as if the last dialogue had taken place the moment before.

I feel blessed on having these people in my life. I have known many of them for years and, I am sure, a lifetime is not enough to tell everything we have shared. With others I have shared only chapters of our histories, but that does not make them less important. There are also those I have just met and have already earned a relevant space on my ‘family book’, since friendships are not based only on time, but on the intensity of what you share.

While I revisit this ‘heart family book’, I find the images that somehow illustrate my own narrative. The flagrant of my childhood playground and the posed pictures of first shared moments, such as: a first anniversary, the first day at elementary school, the first graduation. I also find the shots on a ‘Do you wanna dance’ teenagers’ dancing parties, the vacations on the beach and on defining ceremonies, such as college graduations, weddings and baptizes.

It is a trip over time and emotions. Actually, it is a trip that brings sense to time and to emotions. Mainly, because it allows me to revisit what has not been documented, but remained in my intangible memories. It is there in the complicity that sustains forever friendships. The complicity that is built when we start sharing with someone small happinesses, uncontestable secrets, out of the blue plans, dreams, enchantments, shocks, fears – all of our vulnerabilities – and finish discovering that that very same someone are still there for us. They are still there to listen, to welcome and support us.

It is the essence of this feeling I want to celebrate today. Thanks to all my friends who, generously, have been there to listen to me, to welcome me, to support me and, mainly, who have taught me to listen, to welcome and support. That made me a better person. A person you can also call friend.  

(*) Jô Soares is the anchor of an open TV channel talk-show that, this year, runned its last season, after being broadcasted for more than 30 decades.
………………………………………………………………………………………………
If you liked this post, please, share it with your social network. You can do that clicking on one of the icons at the bottom. If you want to start receiving the blog notifications through email, subscribe it on the square-space under my profile at the top right side of the screen.

…………………………………………………………………………………………………

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, por fazerem parte de minha família.
      Ah..."Do you wanna dance..." No words. beijo

      Excluir
    2. Na voz de Johnny Rivers, Denny, claro!!! Rs Rs Rs

      Excluir
    3. JU, Também agradeço ter amigas de tantos anos como você :--)))))

      Excluir
  2. Linda homenagem Vera aos amigos! Gratidão por fazer parte desta riqueza de uma relação chamada amizade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem lugar especial nessa lista, Dibbbahhh! É minha referência para o que significa o exercício da fé. :--)))

      Excluir
  3. Oi Cyberzinha, muito linda a sua reflexao sobre amizades. Me sinto muito honrada por ter voce como amiga. Compartilhamos muitas alegrias e tristezas ao longo da nossas vidas. Os amigos sao a familia que escolhemos, obrigada por ser parte da minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você da minha, CyberCyber. :---))) Você é protagonista de vários momentos importantes nos meus quase 60 e responsável por eu ter encontrado o amor da minha vida :---)))

      Excluir
  4. Sim, sim, mas devo admitir que, tendo saído de minha cidade após a formatura, me distanciei, e s´voltei a encontrar os amigos por causa do Facebook!

    ResponderExcluir
  5. Feliz de quem se sentiu dentro do seu texto, Verântima.

    ResponderExcluir