Quem sou eu

sábado, 3 de dezembro de 2016

Qual é Mesmo a Idade Dela? How Old She Really Is?

A pergunta do título torna-se recorrente, quando o objeto de interesse é mulher e ela já atravessou o portal dos ‘enta’.  Pelo menos, eu não me lembro de ter notado essa mesma curiosidade quando o foco de atenção é masculino, fora do romance de Oscar Wilde, 'O Retrato de Dorian Gray'. E por mais que Coco Chanel, há mais de cem anos, tenha deliberado que somos lindas aos trinta – na idade da razão; fabulosas aos quarenta – na idade da loba; e irresistíveis no resto das nossas vidas – quando deixamos de etiquetar a idade, não é fácil aceitar as marcas que o tempo imprime no nosso rosto, no nosso corpo, com o passar das décadas.

Para mim, pelo menos, não tem sido fácil.

Há mulheres, como Rita Lee, que declaram tirar isso de letra. Nossa deusa do rock já reconheceu publicamente ter se apegado tanto a suas “rugas, pelancas e cabelos brancos” , que os exibe sem disfarces. São a sua “old new face”, ela assume sem preâmbulos, ao explicar por que não aderiu ao botox, ou a cirurgias plásticas. Eu invejo seu desapego. Principalmente, porque me considero tucanamente em cima do muro nessas questões.

O Retrato de Dorian Gray: romance que trata da passagem do tempo
Em cima do muro, sim, porque, se de um lado não consigo deixar de ser ruiva e sigo, obstinadamente, tingindo os fios grisalhos que, a cada trinta dias, teimam em gritar no topo do meu couro cabeludo, por outro, resisto à ideia de entregar meu rosto a intervenções para o rejuvenescimento – nada contra a quem se rende a elas, mas o medo de me ver transfigurada em uma Barbie-Frankstein é maior e me faz insistir em conviver com as marcas de expressão que a vida desenhou na minha face.

Uma convivência permeada por tentativas de atenuá-las com um sérum aqui, um creminho ali…, é verdade; e também por esforços hercúleos de apaziguamento, quando me vejo sobressaltada, porque ‘ESSA RUGA ONTEM NÃO ESTAVA AQUI!!!!!!’ – tudo escrito, assim, em maiúsculas mesmo, seguido por um milhão de exclamações (!). Uma convivência que está longe da resignação, mas que se torna menos dolorida e dolorosa, à medida que encaro cada vinco no meu rosto como adesivos de calendário, porque  marcam uma etapa da minha vida.

Aaaah! Então aqui está registrada a angústia, para a qual ainda nem tinha nome, mas que senti me apertando, dilaceradamente, o peito, quando comecei a enxergar além do mundo em que nasci e cresci e decidi deixá-lo, para me aventurar no sonho que escolhi pra mim?  Huuuum! Ali estão marcadas as náuseas e vertigens que consegui conter todas as vezes em que tive que enfrentar uma primeira vez: o primeiro emprego, o primeiro amor, a primeira decepção, o primeiro divã psicanalítico para me ensinar como lidar com tudo isso, Porque a primeira vez a gente nunca esquece (já escrevi sobre isso aqui J ). Xiiiiiii! Olha lá o que eu aprontei com aquele amigo, naquele emprego, com aquele amor que não me decepcionou, mas ao qual não correspondi!... Só mesmo um divã amoroso e competente para me livrar de tamanha culpa e, pacientemente, me fazer entender que fazer umas besteiras aqui e ali faz parte do crescimento -- desse amadurecimento que hoje vejo retratado nas marcas do meu rosto.

Por isso, não sou uma versão do retrato de Dorian Gray (*). Não sou e nem quero ser. Mesmo quando acho que, se puxasse um pouco o canto externo dos olhos e preenchesse os vincos que descem das laterais do nariz até o queixo, poderia parecer mais descansada, como se houvesse dormido uma sesta… Não, não quero ser. Não quero me arriscar a parecer uma réplica de mim mesmo, com a expressão paralisada e assustada de um cão de olhos arregalados diante dos faróis de um carro ou com os contornos sem vincos das esculturas de cêra do  Museu Madame Tussauds. Prefiro me encarar no espelho, com todos esses plissados que bordam geografias na minha pele. Eles refletem tudo a que me dediquei de corpo e alma até aqui. Eles antecipam o que vem adiante – aquilo que não sei, porque o futuro ao tempo que virá pertence, mas que, tenho certeza, em meu corpo ‘…genáreo’, como um fiord, ficará cravado.

Por hora, então, quando me vejo alvo da pergunta que intitula este post – qual é mesmo a idade dela? – me guardo o direito de, sem ansiedades, antecipar a resposta e, mais uma vez, parafraseando Coco Chanel, responder:

“Tenho quase sessenta anos; dependendo do momento, dependendo do dia”.

(*) O Retrato de Dorian Gray: romance de Oscar Wilde que trata da passagem do tempo e seus efeitos sobre nós. 

……………………………………………………………………………….
Se você gostou deste post, por favor, o compartilhe com sua rede de relacionamentos, clicando em um dos botões que aparecem no rodapé da tradução em inglês abaixo. Se deseja, a partir de agora, receber notificações dos novos posts do blog no seu próprio email, preencha o requerimento no espaço-retângulo logo abaixo do meu perfil, na coluna à direita deste artigo.
……………………………………………………………………………….

The translated version will be posted on Tuesday, December, 06, by noon

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom te reencontrar aqui, Maneschy. Agradeço se puder compartilhar o post na sua rede :--D.

      Excluir
  2. Eu não acho nada legal ficar cheia de rugas, de cabelos brancos e deformações no meu corpo. Só que tenho a impressão de que se eu mexer vai piorar. Tenho medo de não me identificar mais comigo mesma. Então decidi que não vou fazer plástica. Quanto aos cabelos, já assumi. Até porque é uma delícia não ter q retocar toda semana! Além do mais com meu cabelo pintado fico parecendo uma arara empalhada... concordo com Chanel, minha idade? dependendo do dia e da hora...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, sou seu få. Gostaria de escrever tåo bem assim. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Cyberzinha, to contigo e nao abro. So que fui alem e parei de pintar o cabelo, primeiro por curiosidade, pois nao via a cor natural do meu ha decadas!!! Para minha surpresa ... aos poucos foi se revelando um grisalho "sal com pimenta" chiquerrimo, parecido com o da mamae, lembra? Eu abracei essa "nova cor" e to me achando o maximo! Especialmente depois que tosei tudo a "la garconne". Agora todo mundo se levanta para me dar assento nos onibus de Vancouver ... Assumir a idade tem suas vantagens .... :)) .. Nao significa resignacao, e deixar tudo cair com a gravidade ... Mas acho que temos que buscar entender a beleza de cada etapa da vida ...

    ResponderExcluir